Carregando agora

Acordo de pé: Castro vai enviar à Alerj a indicação de Pampolha para o TCE na próxima terça

Salvo turbulências de última hora  (o terreno político é sempre instável), o governador Cláudio Castro vai enviar à  Assembleia Legislativa a indicação de Thiago Pampolha para o TCE na próxima terça-feira. No dia seguinte, o vice já deve sabatinado pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas, presidida pelo deputado Rodrigo Amorim.

Na segunda-feira, Castro, Pampolha e Rodrigo Bacellar terão a última conversa para ajustar detalhes do acordo que vai retirar o vice-governador da linha sucessória, abrindo caminho para o presidente da Alerj disputar o governo do estado em 2026 já no comando do Palácio Guanabara.

Fonte com livre transito junto ao governador garante que não há razões para sobressaltos ou dúvidas quanto ao cumprimento dos termos da negociação. Aliados de Pampolha terão espaços na administração estadual, especialmente na Cedae, e a indicação para o TCE seguirá célere os trâmites administrativos protocolares.

Pampolha vai ocupar a vaga de José Maurício Nolasco, que se aposenta no próximo dia 19, segunda-feira. Uma semana antes, em 12 de maio, o presidente do TCE, Márcio Pacheco, em cumprimento  a norma regimental da Corte, oficiou ao Palácio Guanabara informando a ocorrência da vacância na próxima semana. Foi o próprio Pampolha, governador em exercício naquele momento, que recebeu a correspondência. Imediatamente, ligou para Castro em Nova York para lhe dar ciência do fato.

A indicação da vaga do substituto de Nolasco é constitucionalmente de competência do governador. Por negociação, Castro vai cedê-la a Rodrigo Bacellar para facilitar a construção de sua candidatura ao Guanabara. A próxima vaga, que seria da Assembleia Legislativa, deve  então ser preenchida por Cláudio Castro  com a indicação de Rodrigo Abel.

O governador retornou ao Rio na manhã deste sábado. Foi imediatamente para abertura do campeonato da Série A2, a convite do senador Romário, presidente do América. Dedicará o domingo à família para segunda retornar ao batente e sacramentar a solução do mais estratégico arranjo político de sua sucessão em 2026.

Fonte: Agenda do Poder

Compartilhe este conteúdo:

Publicar comentário