Carregando agora

Cidadania reconduz prefeito de Macaé à presidência estadual e sela apoio a Paes para disputa pelo governo em 2026

O Cidadania reconduziu neste sábado (29) o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, à presidência estadual do partido — cumprindo o que já era esperado, conforme adiantado. O congresso, realizado no plenário do velho Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, reuniu militantes e lideranças da sigla e consolidou a aproximação com Eduardo Paes (PSD), nome cotadíssimo para o Governo do Rio em 2026.

A reunião marcou o encerramento da série de congressos regionais que o partido realizou ao longo dos últimos quatro meses no estado. A recondução do prefeito macaense ao comando da legenda fluminense ocorreu sob a batuta do presidente nacional da legenda, Comte Bittencourt, que destacou o peso do alinhamento para o próximo ciclo eleitoral.

“Este encontro representa a eleição de Welberth Rezende à presidência estadual do partido e também estamos reafirmando nosso apoio a candidatura do pré-candidato Eduardo Paes ao Governo do Estado. É o compromisso do Cidadania com a democracia e o nosso fortalecimento para as eleições de 2026”, pontuou Comte.

A nova executiva terá mandato de quatro anos e a missão de organizar as nominatas para a disputa por vagas na Alerj e na Câmara dos Deputados no ano que vem. Em discurso, Rezende afirmou que o partido “segue um projeto orgânico, dando autonomia às bases”, e falou sobre a importância da eleição direta para a direção estadual.

WhatsApp-Image-2025-11-29-at-15.28.09-1 Cidadania reconduz prefeito de Macaé à presidência estadual e sela apoio a Paes para disputa pelo governo em 2026
Welberth Rezende, presidente estadual do Cidadania, e Comte Bittencourt, presidente nacional | Reprodução

Paes cola na sigla e amplia articulação para 2026

Eduardo Paes, que não poderia deixar de marcar presença, chegou cedo ao encontro e fez questão de reforçar publicamente a aproximação com a legenda. Ao lado de Comte, posou para fotos e destacou a relação antiga com o dirigente, que foi seu vice na disputa pelo governo em 2018.

Nas redes sociais, Paes  chegou a publicar uma foto ao lado do aliado. “Sabadão no Congresso Estadual do Cidadania ao lado do presidente nacional Comte Bittencourt. Parabéns ao presidente no RJ, Welberth Rezende”, escreveu no post.

O Cidadania, hoje, governa quatro municípios fluminenses — Macaé, Carapebus, Iguaba Grande e Conceição de Macabu — e tem 44 vereadores distribuídos pelo estado. A aposta é que a parceria com Paes ajude a dar fôlego à legenda em 2026, especialmente na formação das nominatas e na projeção regional do partido.

Evento contou ainda com entrega de homenagens a membros do partido

A solenidade também abriu espaço para homenagens. O deputado estadual Luiz Paulo (PSD) esteve presente para entregar a Medalha Tiradentes — maior honraria da Alerj — a Roberto Percinoto, que já teve a carteirinha do antigo partido comunista, ajudou a fundar o PPS e hoje ocupa cadeira na direção do Cidadania.

O plenário reuniu ainda diversas figuras carimbadas da política. Quem marcou presença foi o deputado federal Alessandro Molon (PSB), que aproveitou o microfone para defender a necessidade de uma federação partidária para o próximo pleito. Também circularam pelo evento o ex-deputado e ex-ministro das Comunicações Miro Teixeira, a ex-deputada Georgete Vidor e o vice-presidente estadual da sigla, Nílton Salomão, além de pré-candidatos que aproveitaram a vitrine para marcar posição.

Fonte: Agenda do Poder

Compartilhe este conteúdo:

Publicar comentário