Operação da Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em endereços dos deputados Sóstenes e Carlos Jordy, do PL
Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara Federal, e o também deputado Carlos Jordy (PL), ambos eleitos pelo Rio, são alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (19). Os agentes estão cumprindo sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo da operação de aprofundar as investigações sobre um esquema de desvio de recursos públicos vindos de cotas parlamentares.
De acordo com as investigações, os deputados teriam usado contratos falsos em locadoras de veículos para desviar os recursos e promover a lavagem de dinheiro.
Sóstenes e Jordy estão na mira da Polícia Federal há um ano
A ação é um desdobramento da operação Rent a Car,deflagrada em dezembro do ano passado, em apura os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Na primeira etapa das investigações, só assessores dos dois deputados foram alvos dos mandados de busca e apreensão.
Na ocasião, os indícios incluíam transferências “sem justificativa aparente” e o chamado “smurfing” — como é conhecida a prática de dividir uma transferência de dinheiro irregular em pequenos depósitos sucessivos para que a transação não apareça no radar dos órgãos de fiscalização.
A PF apurava também a relação dos assessores dos deputados com uma empresa já citada em investigações por fraudes em licitação no Amazonas.
Em 2024, Dino havia negado o pedido de buscas contra os próprios parlamentares e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também havia se manifestado contra.
Mas desta vez…
Fonte: Tempo Real
Compartilhe este conteúdo:




Publicar comentário