Itaperunense é a primeira neuropsicopedagoga certificada no Brasil no Método de Ensino RPM Nível 2
A itaperunense Jeanne Fonseca alcançou um feito inédito no Brasil ao se tornar a primeira neuropsicopedagoga certificada no Método Soma RPM (Rapid Prompting Method) Nível 2. Essa certificação a coloca em um patamar de destaque em uma área que ainda enfrenta muitos desafios no país.
O que é o Método RPM?
O RPM (Rapid Prompting Method) é um método de ensino que permite ao aluno expressar sua aprendizagem, raciocínio, compreensão e pensamentos, sempre partindo do princípio da presunção de competência e inteligência. Isso significa que o aluno tem a capacidade de pensar, aprender e entender, independentemente de ser falante ou não.
Criado pela indiana Soma Mukhopadhyay, o método se concentra em identificar os canais abertos de aprendizagem, que podem ser primários (auditivo e visual) ou secundários (tátil e cinestésico).
Ao utilizar o RPM, oferece-se ao aluno a oportunidade de se comunicar de forma mais eficaz, superando barreiras físicas que limitam sua expressão. Com o suporte adequado, ele pode aprender a apontar, tocar ou responder a perguntas, compartilhar suas ideias e se envolver em interações significativas, além de receber uma educação apropriada para sua idade.
A Certificação Nível 2
A obtenção do título de certificada Nível 2 reflete um investimento significativo por parte de Jeanne, incluindo treinamento internacional, prova oral com a criadora do método e apoio de tradutores.
Além de uma conquista pessoal, essa certificação destaca uma questão mais ampla: a necessidade deformação de profissionais capacitados para atuar com alunos que demandam abordagens não tradicionais.
Agora, como pioneira no Brasil, a neuropsicopedagoga Jeanne Fonseca assume a responsabilidade de aplicar e disseminar o método, contribuindo para a ampliação do acesso a essa abordagem. Sua conquista, embora marcante, é apenas um passo em um caminho que exige mais pesquisa, diálogo e estrutura para garantir que métodos inovadores, como o RPM, possam transformar o cenário educacional brasileiro.
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