Governo do Rio anuncia expansão histórica do metrô
O Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou, nesta segunda-feira (9), a prévia do maior projeto de expansão metroviária da história fluminense, com destaque para a criação da Linha 3, a extensão da Linha 4 até o Recreio e a conclusão do traçado original da Linha 2, com ligação até a Praça XV.
A proposta integra o Plano Diretor Metroviário (PDM) e foi anunciada em evento com a participação de prefeitos da Região Metropolitana.
A iniciativa, coordenada pela Setram e pela Riotrilhos, conta com o apoio do Governo Federal, que investirá R$ 20 milhões nos estudos de viabilidade, enquanto o Estado aportará R$ 12 milhões. A elaboração técnica ficará a cargo da FIPE, que estima R$ 28 bilhões de custo total da obra.
“Estamos dando um passo histórico rumo a um Rio de Janeiro mais conectado e moderno”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Como será a ligação Estácio – Praça XV da Linha 2?
O trecho Estácio – Praça XV está previsto desde os anos 1970, mas nunca foi construído. Agora, deve sair do papel. O novo traçado, que incluirá uma estação no Catumbi, garantirá que a Linha 2 opere de forma independente da Linha 1, acabando com os cruzamentos operacionais nas estações Central e Botafogo.
A mudança deve aumentar em até 70% a capacidade da Linha 2, permitindo o transporte de até 450 mil passageiros por dia e reduzindo significativamente os intervalos entre os trens.
O que muda com a criação da Linha 3 até São Gonçalo?
A nova Linha 3, que ligará a Praça XV a Guaxindiba, passando por Niterói e São Gonçalo, será a primeira linha intermunicipal do metrô fluminense. O projeto prevê 28 km de extensão e 15 estações, com potencial de atender cerca de 650 mil passageiros diariamente.
A linha encurtará o tempo de viagem entre São Gonçalo e Niterói de 2 horas para apenas 40 minutos. A etapa inicial prevê um túnel subaquático sob a Baía de Guanabara, conectando a Praça XV à estação Arariboia. A partir dali, o sistema seguirá em elevado.
A estação terminal, Guaxindiba, será construída próxima à BR-101, permitindo integração com municípios como Itaboraí, Magé e Rio Bonito.

Quais os benefícios da extensão da Linha 4 até o Recreio?
Com o crescimento urbano do Recreio dos Bandeirantes, a expansão da Linha 4 até a região se tornou prioridade. A proposta visa levar o metrô até o Terminal Alvorada, transformando o local em ponto estratégico de integração entre modais.
A expectativa é que 360 mil passageiros sejam beneficiados por dia com a ampliação, que também deve impulsionar o desenvolvimento imobiliário e reduzir o trânsito em corredores congestionados da Zona Oeste.
“Estamos revolucionando a mobilidade urbana. Esse é um projeto ousado e necessário”, declarou o secretário Washington Reis, ao lembrar que a expansão também promete gerar empregos e reduzir a emissão de gases poluentes.
Fonte: Tupi FM
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